Conheça as Startups imobiliárias que estão revolucionando o Mercado

imagem de um desenho e um café para simbolizar startups imobiliárias

O mercado está cada vez mais competitivo, e por isso, muitas empresas estão inovando e se engajando com startups imobiliárias, que trazem soluções mais modernas e tecnológicas.

Segundo pesquisas feitas no ano de 2021, o número de startups do tipo proptech cresceu em 235% nos últimos anos. 

Pensando nisso, trouxemos aqui um artigo com as principais startups que estão revolucionando o mercado imobiliário. Confira!

O que são Proptechs?

As Proptechs nada mais são do que startups imobiliárias que não apenas participam de vendas e aluguéis como também oferecem outros serviços relacionados a imóveis que facilitam bastante a vida de quem busca uma casa ou apartamento para morar.

Aqui no Brasil, o número de Proptechs aumentou, mas ainda é pouco explorado e utilizado. A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) informou que o país conta com 111 Proptechs, o que representa 1% dos segmentos de startups, ocupando o 24º lugar nessa relação.

Conheça 10 Startups Imobiliárias

A seguir, você vai conhecer as 10 principais startups imobiliárias.

1.QuintoAndar

Considerada hoje a maior imobiliária digital do país, a QuintoAndar está ativa no mercado desde 2013, atuando no ramo de locação de casas e apartamentos em pelo menos 29 cidades. 

Seu diferencial está no uso da tecnologia, que traz segurança no processo de aluguel, onde tudo é feito de maneira online.

2. Kzas

A Kzas é uma plataforma de conexão entre compradores e vendedores por meio de soluções e serviços em um espaço de marketplace. Recentemente, foi anunciada a criação do “Kzas Krédito”, plataforma totalmente online que tem o objetivo de facilitar a vida de quem busca financiamento de crédito para compra de imóveis. 

Por ali, tudo é feito através de inteligência artificial, usando análise de dados do comprador e baseando-se em seu perfil para conseguir entregar as melhores opções.

3. Grupo ZAP

Desenvolvido e criado através de uma fusão de dois grandes grupos do mercado imobiliário, ZAP e Viva Real, o Grupo ZAP atualmente é composto também por outras plataformas, como: DataZAP, FipeZAP, SuaHouse, Geoimóvel, Sub100 e Conecta Imobi. 

Todas participam dos processos de compra, venda, aluguel e gestão de imóveis. O grupo de plataformas recebe um total de 50 milhões de visitantes mensais.

4. Terraz

Fundada em 2002, a Terraz só conseguiu se desenvolver digitalmente há 5 anos e possui alguns diferenciais. Entre eles, o processo prático na hora de locar o imóvel, não necessitando de fiador ou correria de assinatura em cartório.

5. RuaDois

A RuaDois faz uso da tecnologia como seu diferencial, oferecendo visitas guiadas das casas e apartamentos por meio de videochamadas através do proptech. 

Se pensar que ainda estamos em uma pandemia, esse processo se mostra extremamente útil, com vantagens como maior rapidez e sem a necessidade de sair de casa.

6. APSA

Gestora de imóveis, essa startup imobiliária cresceu por meio de lives durante essa pandemia para facilitar a negociação. 

Além disso, a APSA busca trazer muitos vídeos e fotos em sua plataforma, fazendo com que a empresa pensasse em formatos diferentes que aproximam o público.

7. Yuca

A Yuca é uma startup que se autodenomina co-living, onde o usuário pode alugar quartos individuais em apartamentos compartilhados. 

Oferece um sistema Living as a Service (LaaS), com apartamentos mobiliados e decorados, além de os boletos serem enviados semanalmente. Para isso, a empresa adquire, revitaliza imóveis antigos e faz a gestão dos mais novos, aqueles que estão em boas condições.  

8. Planet Smart City

Essa startup desenvolveu um simulador online de vendas, capaz de fazer cotações e saber o valor de entradas e das parcelas de cada empreendimento. Além disso, a Planet Smart City trabalha com todo processo de documentação digital e ainda conta com um app que tem acesso às câmeras de monitoramento e atividades sociais.

9. Loft

A Loft é uma plataforma que nasceu em 2018 e faz a venda e compra de imóveis serem mais fáceis. A empresa adquire, depois reforma e vende os empreendimentos residenciais, usufruindo da inovação em todas as etapas, e ainda conta com investidores do exterior. 

10. Em Casa

Assim como a maioria das startups imobiliárias, a Em Casa é focada na compra e venda de imóveis, participando de todas as etapas com o cliente, o que inclui desde a assinatura do contrato online até visitas por vídeo e assessoria jurídica.

Startups Imobiliárias: Por que empresas estão investindo?

Como já foi falado, as startups imobiliárias são focadas no processo de compra, venda e aluguel de imóveis, categorizadas como intermediação e desintermediação. Tudo isso mostra o motivo das empresas de construção estarem investindo em startups.

Enquanto a desintermediação tenta conectar os donos de imóveis diretamente aos interessados, (sem os serviços de corretores e/ou consultores especializados), a intermediação une, de forma mais harmônica e ágil, as duas partes, fazendo com que o processo seja mais dinâmico. 

Existem outras startups imobiliárias com o propósito de ajudar o cliente durante o processo de compra ou aluguel. É o caso de algumas plataformas atuantes como seguradoras para inquilinos. Uma das maiores do mercado é a Credpago, que trabalha de forma direta com as imobiliárias lutando pelo privilégio dos clientes.

A Habitasinos pode te ajudar!

Situada na cidade de São Leopoldo, a Habitasinos trabalha com urbanização de loteamentos e condomínios no Rio Grande do Sul. 

No mercado desde 2002, a empresa gera lotes para quem quer investir ou buscar sua casa própria. Possui diversos projetos em execução, prontos e para vender, em mais de 10 cidades do Rio Grande do Sul.

Agora que você já sabe quais as startups imobiliárias que estão revolucionando o mercado, aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog. Entre eles, conheça opções de lotes à venda da Habitasinos no RS. Para mais informações ou para solicitar um orçamento, entre em contato, nós podemos te ajudar!