Comprar o primeiro imóvel não é uma tarefa tão simples. É preciso planejamento para que o negócio seja bom para o comprador. É necessário estudar e escolher a melhor opção para a localização, tipo de imóvel – casa ou apartamento -, se será novo ou usado, número de quartos, garagem e metragem. Para ajudar na realização do sonho da casa própria, confira as dicas abaixo:
Novo ou usado? Financeiramente, o imóvel usado costuma ser um melhor negócio.
Quanto menor o valor financiado, melhor. Nem sempre existe a possibilidade de quitar o valor de imóvel à vista. Nestes casos, o financiamento é inevitável, mas vale um esforço para financiar o menor valor possível. Raspe suas economias, abra mão de alguns bens para tentar dar uma entrada num valor mais alto. De acordo com economistas, quanto menor o valor financiado, menor será o pagamento de juros e o prazo de pagamento.
Atenção ao valor da parcela! O valor a ser pago na parcela é um dos itens mais importantes quando se quer comprar uma casa financiada. O ideal é que a parcela comprometa apenas 20% da renda líquida do comprador.
Pesquisa legal do imóvel e do corretor. Consultar um advogado ou uma imobiliária para ver se os documentos estão nos conformes é fundamental.
Olhos atentos! Na hora de realizar o sonho da casa própria, alguns detalhes importantes, como, por exemplo, analisar a vizinhança, avaliar o acesso ao transporte público, visitar o local durante o dia e durante a noite para saber se o imóvel é perigoso ou barulhento e conhecer o trânsito local.