Investir em imóveis é, sem dúvida, uma alternativa para quem sonha com um dinheiro extra em 2014 ou mesmo com a possibilidade de viver de renda. O crescimento anual do mercado de investidores do setor imobiliário, por exemplo, deve se manter entre 10% e 20% no ano que vem, conforme especialistas. Para investir, porém, é necessário fazer um longo planejamento, cujo primeiro item da lista deve ser a análise da própria capacidade de compra.
Os financiamentos bancários a taxas mais baixas ajudam na empreitada, mas, ainda assim, é preciso ter cuidado para que o investimento não aperte demais o bolso. O valor do patrimônio, os custos agregados de escritura, registros em cartórios e impostos também devem ser inclusos no orçamento de quem vai investir. Para que a aplicação renda o esperado, a localização do imóvel é um aspecto fundamental: aquele que tem melhor infraestrutura ao redor tem maior liquidez (possibilidade de ser revendido mais rápido).
Aluguel comercial também pode ser uma boa opção. Tais empreendimentos são os mais indicados para quem deseja investir em aluguel, pois têm o valor de compra menor que os imóveis residenciais, mas uma taxa de aluguel mais alta. Esse pensamento ajuda a assegurar o lucro de uma boa empreitada, mas é importante pulverizar ações e não aplicar o dinheiro em um lugar só. O ideal é dividir o capital entre o mercado imobiliário, contas bancárias e investimentos em ações empresariais.