Como Fazer Escritura de Terreno: confira o passo a passo

Imagem de uma casa em miniatura por cima de uns papéis ao lado de um molho de chaves para simbolizar como fazer escritura de terreno

Você sabe como fazer escritura de terreno? Seja na compra de um terreno ou imóvel, a escritura é um processo obrigatório. 

Essa etapa envolve muitas burocracias, pois deve ser feito o registro de compra e venda, que acontece através da escritura pública no cartório de notas, além do processo de levar e conferir a documentação e esperar a análise.

Então, caso você não saiba como fazer escritura de terreno, siga a leitura deste artigo e fique por dentro deste assunto. Confira!

Tarifas que envolvem a escritura de terreno

Após a compra de um terreno, você deve regularizá-lo. Para dar andamento a isso, é cobrado tarifas do proprietário com base no custo do ITBI (Imposto sobre Transferências Imobiliárias) e claro, o valor do cartório. 

Esses valores devem ser pagos no ato da inscrição. No caso do cartório, é cobrado um valor fixo de acordo com uma tabela existente. Quanto ao ITBI, tem uma taxa de 2% sobre o valor de venda.

Outro aspecto que deve ser analisado no momento da compra de um terreno é o valor da venda. A escritura do terreno pode ser feita com base no valor de venda ou no valor real. 

Por exemplo, digamos que você tenha um terreno no valor de R$150.000,00, mas, no papel, sairia por R$40.000.  

Porém, pode haver problemas em relação à declaração de imposto de renda, e por esse motivo o ideal é utilizar o valor real da propriedade para registro de escritura e consultar um especialista no assunto.

Como fazer escritura de terreno: Passo a passo

Como estamos falando de valores significativos e de muitas burocracias, deve-se prestar muita atenção em cada etapa do processo de compra de terreno.

Para isso, preparamos um passo a passo para você saber como fazer escritura de terreno. Confira:

Separe os documentos solicitados pelo cartório

O registro de compra e venda deve ser feito após a formalização do evento, através da escritura pública feita no cartório de notas pelo tabelião de notas ou notário.

Todo esse processo é chamado de “averbação de imóvel” e é uma das etapas para conseguir a escritura. 

Para isso, são solicitados diversos documentos, então é muito importante organizá-los e separá-los corretamente, para que não haja risco de esquecimento ou falta.

Verifique as certidões negativas

Ao tirar a escritura de imóvel é recomendado verificar as certidões negativas de débitos e também as ações trabalhistas. 

O objetivo é garantir o negócio e evitar surpresas negativas como uma possível anulação judicial de venda. 

Recolha o ITBI e aguarde a análise do tabelião

Uma etapa muito importante é o recolhimento do ITBI. O tabelião faz o requerimento da guia, onde constam dados básicos das partes envolvidas e os valores declarados. 

Depois de entregar toda essa documentação e do recolhimento do ITBI e do FRJ, o tabelião fará uma análise desses papéis e de tudo que envolve a escritura de imóvel.

Compareça ao cartório e leve a escritura ao Registro de Imóveis

O tabelião vai pedir o comparecimento das partes ao cartório, onde será feita a leitura da escritura e a assinatura de todos os presentes. 

A partir disso, a mesma se tornará um ato público e você poderá pagar o valor estipulado pelo Tribunal de Justiça.

Depois disso, você terá a escritura da sua propriedade, mas, para que seja considerado proprietário, é necessário levá-la até o Ofício de Registro de Imóveis.

Aguarde a análise da escritura

Ao comparecer no Ofício, eles farão uma análise da escritura, onde pode haver algumas outras exigências. Para essa etapa, também será cobrado um valor, conforme a tabela dos Oficiais de Registro de Imóveis.

Com todos os documentos e pagamentos em ordem e dentro de 30 dias, o Registro de Imóveis irá registrar a escritura e você enfim se tornará o proprietário da propriedade. 

A partir desse dia, sua propriedade deverá constar na declaração do IR. Fique atento quanto a isso!

Habitasinos pode ajudar você na compra de um terreno

Desde 2002, a Habitasinos atua como incorporadora e urbanizadora de loteamentos, além  da venda e financiamento de terrenos próprios. Situada em São Leopoldo, a empresa ajuda na expansão e revitalização dos bairros e cidades do Rio Grande do Sul.

Agora que você já sabe como fazer escritura de terreno, entre em contato e solicite um orçamento!