Você sabe como passar um terreno para o nome de outra pessoa? Não é apenas comprar um terreno ou imóvel e se basear na escritura e contrato. Além disso, tem várias etapas que envolvem esse processo.
De fato, tanto o contrato como a escritura são importantes, pois o primeiro simboliza o acordo entre as partes e o segundo é o que torna tudo oficial.
Para saber o passo a passo de como passar um terreno para o nome de outra pessoa, continue lendo este artigo. Boa leitura!
Para passar o terreno para o nome de uma outra pessoa é necessário encaminhar uma série de documentos, assim como pagar algumas taxas e tributos. Confira a seguir o passo a passo de como fazer:
Pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
O ITBI é o imposto que é cobrado através de todas as transações feitas na hora de transferir um lote ou propriedade. O comprador é quem deve assumir o pagamento, com exceção de quando é permuta, que é dividido entre ambas as partes.
A quantia é estipulada baseada no valor do bem ou da transação – conforme legislação aplicada – e tem uma alíquota que varia de acordo com cada município. É bem importante consultar na prefeitura e conferir quanto deverá desembolsar.
Registro de compra no cartório
No cartório, é necessário fazer o registro de compra, documento que faz com que o terreno vá para o seu nome. É esse documento que garante a posse sobre o bem e deve ser feito no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade.
Em questão de valor, ele varia de acordo com o estado, seguindo uma tabela regulada pelo valor da transação, disposto na escritura.
Escritura do terreno
O terceiro passo é a escritura do terreno. Este documento pode ser encaminhado ao Cartório de Notas.
Essa escritura é considerada um instrumento público, trazendo as principais informações utilizadas no contrato de compra e venda e ratificando a vontade de ambas as partes para que a transação ocorra, possibilitando a transmissão da propriedade do imóvel ao comprador.
Certidões
O último passo de como passar um terreno para o nome de outra pessoa é focado na atenção que você deve dar aos documentos necessários para viabilizar a transação, que podem ser feitos por despachantes. São solicitadas diversas certidões desde o de Propriedade até o de Negativa da Prefeitura.
Além de precisar saber como passar um terreno para o nome de outra pessoa é necessário saber os diversos documentos solicitados na hora. Confira:
Imóvel urbano
Condomínios
Imóvel rural
Documentos do vendedor (pessoa física)
Caso a compra for realizada diretamente com uma construtora ou imobiliária, os documentos são:
Documentos do comprador
Para ter certeza da documentação, consulte o cartório de sua cidade. Eles vão informar quais são os documentos exigidos para fazer o lavramento da escritura do imóvel.
Situada em São Leopoldo, a empresa atua como incorporadora e urbanizadora de loteamentos, assim como na venda e financiamento de terrenos próprios.
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