Confira os cuidados ao comprar lote de terreno

terra-comprar-lote-de-terreno

Pensando em investir o seu dinheiro em lotes? Saiba que é necessário ter alguns cuidados ao comprar lote de terreno!

Neste sentido, vale a pena pesquisar sobre o histórico do terreno, bem como a empresa ou pessoa física que está realizando a negociação a fim de evitar futuras incomodações ou prejuízos financeiros.

No caso de corretores e imobiliárias, por exemplo, é importante consultar seus históricos junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

O mercado imobiliário é cheio detalhes e documentações necessárias para a realização das transações. Tenha calma e invista em imóveis ou terrenos confiáveis, valorizados e que se encaixem bem com o objetivo de sua compra.

Continue a leitura e saiba mais!

Principais cuidados ao comprar lote de terreno

Ao comprar um terreno em loteamento é preciso, antes de tudo, considerar o objetivo dele: residencial, comercial ou industrial. 

Após isso, você deve analisar bem a região que ele pertence, visitar a localidade do terreno pessoalmente, verificar a sua demarcação e a infraestrutura oferecida. 

No caso de fins residenciais ou comerciais, vale a pena conhecer bem o bairro, verificar as ruas e avenidas de acesso, a existência de mercados, escolas, vizinhança fixa e proximidade com hospitais e outros serviços essenciais. Pois isso vai resultar em uma maior movimentação de pessoas e, consequentemente, mais segurança.

Já no caso daqueles que pretendem construir um prédio industrial em um terreno de loteamento, quanto menos vizinhos, escolas e hospitais estiverem instalados perto, melhor. Isso pode ocasionar alguma questão de poluição sonora e resultar em multas para o proprietário do negócio, por exemplo. Quanto ao quesito segurança, vale a pena contar com uma empresa de monitoramento se o loteamento for distante da região central.

Questões documentais

Entre os tantos cuidados ao comprar lote de terreno está a legalidade de sua documentação. 

Exija um contrato formal que descreva detalhadamente as características da transação e do terreno.

Além disso, é importante conferir junto ao Registro de Imóveis a matrícula individual do lote, suas licenças ambientais e a aprovação legal do projeto do loteamento na prefeitura. 

Também, não deixe de verificar a existência de financiamentos, bem como pendências e possíveis dívidas antecedentes.

Em suma, ao finalizar todos os pagamentos, providencie a escritura definitiva de seu terreno. 

Estes pequenos cuidados ao comprar lote de terreno resultarão em um investimento seguro e responsável, evitando problemas financeiros ou até mesmo judiciais.

Conte com a Habitasinos Incorporadora e Urbanizadora de Loteamentos para investir o seu dinheiro em lotes bem valorizados e estruturados! Uma empresa que possui uma forte rede de parceiros e garante qualidade e segurança em suas entregas! Entre em contato e esclareça suas dúvidas!