Você sabe o que não pode faltar em contratos de compra e venda de terreno?
Ao adquirir ou vender um terreno, é muito importante ter toda a documentação devidamente verificada e em conformidade com o bem que foi adquirido.
Por isso, é necessário prestar atenção e entender quais são as obrigações que devem estar presentes no contrato. Para entender melhor esse processo, continue a leitura deste artigo.
Os contratos de compra e venda de terreno são documentos com informações detalhadas sobre a negociação entre o proprietário e o comprador e também sobre o bem que será adquirido.
É com base neste contrato que o atual proprietário se compromete em transferir o domínio da propriedade ao interessado, mediante o pagamento do preço acordado.
Esse documento é de extrema importância pois serve para regularizar o processo de compra e venda do terreno, além de possuir validade jurídica para exigir o cumprimento das obrigações propostas para as partes envolvidas.
Vamos citar alguns pontos de atenção em um contrato de compra e venda de terreno. É importante verificar cada um deles para que não haja irregularidades no documento.
O documento deve listar as pessoas que estão envolvidas na transação, fornecendo os dados que permitam a identificação dos compradores e proprietários.
Esses dados são:
Outro item muito importante é a descrição detalhada do terreno. Desta forma, o comprador poderá usufruir dos bens de acordo com o que está no contrato.
As informações sobre o terreno devem conter:
Outra informação muito relevante nos contratos de compra e venda de terreno é a descrição sobre prazos e forma de pagamento.
Por isso, deve ser exemplificado:
Em contratos de compra e venda de terreno, é importante contar com uma cláusula rescisória, em caso de desistência de alguma das partes envolvidas.
Nessa cláusula, é preciso informar como será a procedência no caso de quebra do acordo, para que tudo esteja bem alinhado e em comum acordo.
É importante ressaltar que o documento deve ser assinado pelas partes. Para maior controle e regularização, o ideal é registrar o documento em um cartório.
Gostou desse conteúdo sobre contratos de compra e venda de terreno? Então acesse nosso blog e confira mais assuntos relacionados.
Desde 2002, a empresa atua como incorporadora e urbanizadora de loteamentos, assim como na venda e financiamento de terrenos próprios.
Situada em São Leopoldo, a empresa também auxilia na expansão e revitalização dos bairros e cidades do Rio Grande do Sul.
Entre em contato e solicite um orçamento!