A Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) é uma legislação municipal que estabelece regras e parâmetros para o uso do solo.
Em outras palavras, é o recurso utilizado por cada município para controlar os espaços urbanos e estabelecer normas, definindo o que é ou não permitido em cada ambiente público.
Continue a leitura do artigo para saber mais detalhes sobre como funciona essa lei. Confira!
A Lei de Uso e Ocupação do Solo é uma legislação individual de cada município, que, por meio do Plano Diretor, estabelece normas para o uso de espaços públicos e atividades no geral.
Além disso, a Lei também serve para alinhar as questões e licenças ambientais, não permitindo que nenhum imóvel ou nova empresa ultrapasse limites de proteção da natureza.
Ao planejar a ocupação do território urbano, a gestão pública define o que é mais adequado para cada área da cidade, levando em consideração a infraestrutura, as restrições de natureza ambiental, a paisagem e o ambiente cultural e criando regras a partir disso.
Na hora de comprar um terreno, por exemplo, é preciso analisar a Lei de Uso e Ocupação do Solo para que tudo esteja devidamente regularizado entre prefeitura e o comprador/munícipe.
O mesmo vale para empresas que se instalam no município. É preciso que suas instalações físicas, estruturas, atividade exercida e método de operação estejam de acordo com a Lei, caso contrário, não podem exercer as atividades.
A seguir, vamos listar algumas características que fazem a Lei ser tão importante para a sustentabilidade e desenvolvimento de cada município:
A Habitasinos pode ajudar você a comprar terrenos e lotes com qualidade, segurança e confiança.
Desde 2002, a empresa atua como incorporadora e urbanizadora de loteamentos, assim como na venda e financiamento de terrenos próprios.
Situada em São Leopoldo, a empresa também auxilia na expansão e revitalização dos bairros e cidades do Rio Grande do Sul.
Os projetos de urbanização e incorporação da Habitasinos garantem qualidade e segurança para todos os clientes, investidores e futuros moradores. Entre em contato e solicite um orçamento!
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para conferir mais assuntos relacionados em nosso blog.
Entre em contato e solicite um orçamento!